top of page
08 FD 1023 PILAR_01.png

EDUCAÇÃO INFANTIL

 

A primeira infância, que vai dos 0 aos 5 anos, é um período essencial do desenvolvimento humano. As experiências vividas neste ciclo deixam marcas para a vida e lançam as bases para uma relação saudável com o aprendizado, de uma forma geral. Por isso, é fundamental proporcionar ludicidade e naturalidade às ações educativas.

 

O Pilar é uma escola infantil particular em Ipatinga que reconhece essa primeira etapa da educação básica como o início e o fundamento do processo educativo. Essa percepção está presente na forma como estruturamos a nossa metodologia, na relação estabelecida com os educandos e familiares e em toda a rotina escolar.

 

Sob o lema “Base para toda a vida”, desenvolvemos uma proposta que vai ao encontro daquilo que acreditamos enquanto instituição de ensino. 

Brincar, cuidar e educar: os princípios no Ensino Infantil 

O Ensino infantil no Pilar Instituto de Educação começa a partir dos 10 meses, idade em que as crianças começam a frequentar o Maternal I. É o início do processo educacional formal, a primeira saída da criança para além dos vínculos afetivos familiares em direção à experiência de socialização estruturada.

 

É um período em que o mundo já apresenta uma outra dimensão, onde as mudanças acontecem intensa e rapidamente. É preciso ter os recursos certos para estimular, a fim de aproveitar cada oportunidade de aprender.

 

A nossa equipe está preparada para um acompanhamento que leve em consideração as necessidades educativas, mas também afetivas desta faixa etária. Todas as atividades contam com um caráter lúdico para facilitar o envolvimento dos educandos e até mesmo a colaboração no cumprimento de algumas regras básicas para a convivência.

As brincadeiras, orientadas e livres, são parte importante do processo, pois também são momentos de aprendizado. Seja nas salas ou nos espaços comuns, a estrutura física do Pilar está preparada para promover a recreação, permitindo que os alunos se sintam seguros e acolhidos a todo instante. 

Desenvolvimento das habilidades cognitivas, físicas e psicossociais

Em nenhuma outra fase da vida, nós nos desenvolvemos tanto e nem tão rapidamente como nos primeiros anos. O processo educativo deve acompanhar e sustentar esse desenvolvimento através de práticas pedagógicas condizentes com a faixa etária e estruturadas a partir da interação da criança enquanto brinca.

 

Através das interações e brincadeiras, é possível identificar como a criança se expressa, lida com frustrações, resolve conflitos e controla emoções.

 

Pensando nisso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define seis princípios de aprendizagem que devem estar presentes no plano de aula para a educação infantil. São eles: conviver, brincar, explorar, participar, expressar e conhecer-se. É a partir dessas oportunidades que as crianças evoluem e tornam-se protagonistas, instigadas pelos novos desafios.

 

No Pilar, os alunos da educação infantil têm espaço para o desenvolvimento das suas habilidades físicas e cognitivas. Além disso, também são encorajados na aquisição de competências psicossociais, descobrindo a própria identidade e a vida em sociedade.

Acompanhamento do processo de letramento e alfabetização

O início deste processo ocorre na educação infantil, onde os alunos têm o primeiro contato com as letras e os números, aprendendo posteriormente a dar significado a essas novas formas de expressão. 

 

O Pilar Instituto de Educação acredita no poder transformador da escrita e da leitura, tanto como facilitadores da aprendizagem individual como meios de compreensão do mundo. Por isso, incentiva desde cedo  a familiaridade com essas duas atividades em todos os processos da educação infantil. 

 

Cotidianamente, nossos alunos são motivados a ler e escrever em diferentes contextos. 

 

O processo é desenvolvido com naturalidade e, aos poucos, a leitura e a escrita fazem parte do dia a dia dos alunos através do prazer da descoberta de ler e escrever,   vivenciando as especificidades da linguagem, além de perceberem as diferenças entre oralidade e texto escrito. 

 

A expectativa é que, no fim desta fase, os estudantes sejam capazes de ler e escrever de acordo com os padrões convencionados para a faixa etária.

 

 

Atividades da educação infantil para ampliar o campo de aprendizado

Ao longo de cada ano, as crianças têm a possibilidade de experimentar diferentes atividades, variando o que aprendem e a forma como aprendem. A intenção é mesmo instigar a curiosidade e fazer com que adquiram desde cedo o prazer pelo conhecimento.

 

A escola dispõe de uma sala de musicalização infantil, em que os educandos podem explorar os sons, instrumentos, combinações musicais e aprender noções de ritmo, por exemplo. De acordo com a BNCC, esses experimentos fazem parte dos objetos de desenvolvimento, organizados em campos de experiência.

 

As atividades extraclasse estão disponíveis a partir deste ciclo, despertando as oportunidades de aprendizado. As crianças podem contar com aulas de ginástica e futsal em que o foco é o movimento e a expressão de sentimentos através da atividade física.  

 

bottom of page