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EDUCAÇÃO INFANTIL

 

A primeira infância, que vai dos 0 aos 5 anos, é um período essencial do desenvolvimento humano. As experiências vividas neste ciclo deixam marcas para a vida e lançam as bases para uma relação saudável com o aprendizado, de uma forma geral. Por isso, é fundamental proporcionar ludicidade e naturalidade às ações educativas.

 

O Pilar é uma escola infantil particular em Ipatinga que reconhece essa primeira etapa da educação básica como o início e o fundamento do processo educativo. Essa percepção está presente na forma como estruturamos a nossa metodologia, na relação estabelecida com os educandos e familiares e em toda a rotina escolar.

 

Sob o lema “Base para toda a vida”, desenvolvemos uma proposta que vai ao encontro daquilo que acreditamos enquanto instituição de ensino. 

Brincar, cuidar e educar: os princípios no ensino infantil

O ensino infantil no Pilar Instituto de Educação começa a partir dos 10 meses, idade em que as crianças começam a frequentar o Maternal I. É o início do processo educacional formal, a primeira saída da criança para além dos vínculos afetivos familiares em direção à experiência de socialização estruturada.

 

É um período em que o mundo já apresenta uma outra dimensão, onde as mudanças acontecem intensa e rapidamente. É preciso ter os recursos certos para estimular, a fim de aproveitar cada oportunidade de aprender.

 

A nossa equipe está preparada para um acompanhamento que leve em consideração as necessidades educativas, mas também afetivas desta faixa etária. Todas as atividades contam com um caráter lúdico para facilitar o envolvimento dos educandos e até mesmo a colaboração no cumprimento de algumas regras básicas para a convivência.

As brincadeiras, orientadas e livres, são parte importante do processo, pois também são momentos de aprendizado. Seja nas salas ou nos espaços comuns, a estrutura física do Pilar está preparada para promover a recreação, permitindo que os alunos se sintam seguros e acolhidos a todo instante. 

Desenvolvimento das habilidades cognitivas, físicas e psicossociais

Em nenhuma outra fase da vida, nós nos desenvolvemos tanto e nem tão rapidamente como nos primeiros anos. O processo educativo deve acompanhar e sustentar esse desenvolvimento através de práticas pedagógicas condizentes com a faixa etária e estruturadas a partir da interação da criança enquanto brinca.

 

Através das interações e brincadeiras, é possível identificar como a criança se expressa, lida com frustrações, resolve conflitos e controla emoções.

 

Pensando nisso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define seis princípios de aprendizagem que devem estar presentes no plano de aula para a educação infantil. São eles: conviver, brincar, explorar, participar, expressar e conhecer-se. É a partir dessas oportunidades que as crianças evoluem e tornam-se protagonistas, instigadas pelos novos desafios.

 

No Pilar, os alunos da educação infantil têm espaço para o desenvolvimento das suas habilidades físicas e cognitivas. Além disso, também são encorajados na aquisição de competências psicossociais, descobrindo a própria identidade e a vida em sociedade.

Acompanhamento do processo de letramento e alfabetização

O início deste processo ocorre na educação infantil, onde os alunos têm o primeiro contato com as letras e os números, aprendendo posteriormente a dar significado a essas novas formas de expressão. 

 

O Pilar Instituto de Educação acredita no poder transformador da escrita e da leitura, tanto como facilitadores da aprendizagem individual como meios de compreensão do mundo. Por isso, incentiva desde cedo  a familiaridade com essas duas atividades em todos os processos da educação infantil. 

 

Cotidianamente, nossos alunos são motivados a ler e escrever em diferentes contextos. 

 

O processo é desenvolvido com naturalidade e, aos poucos, a leitura e a escrita fazem parte do dia a dia dos alunos através do prazer da descoberta de ler e escrever,   vivenciando as especificidades da linguagem, além de perceberem as diferenças entre oralidade e texto escrito. 

 

A expectativa é que, no fim desta fase, os estudantes sejam capazes de ler e escrever de acordo com os padrões convencionados para a faixa etária.

 

 

Atividades da educação infantil para ampliar o campo de aprendizado

Ao longo de cada ano, as crianças têm a possibilidade de experimentar diferentes atividades, variando o que aprendem e a forma como aprendem. A intenção é mesmo instigar a curiosidade e fazer com que adquiram desde cedo o prazer pelo conhecimento.

 

A escola dispõe de uma sala de musicalização infantil, onde os educandos podem explorar os sons, instrumentos, combinações musicais e aprender noções de ritmo, por exemplo. De acordo com a BNCC, esses experimentos fazem parte dos objetos de desenvolvimento, organizados em campos de experiência.

 

As atividades extraclasse estão disponíveis a partir deste ciclo, despertando as oportunidades de aprendizado. As crianças podem contar com aulas de balé, onde o foco é o movimento e a expressão de sentimentos através da dança.

 

Já nas aulas de judô, também extracurriculares, não se trata apenas de praticar um esporte, mas sim de desenvolver uma verdadeira arte. Nas sessões, os praticantes aprendem valores e deveres, tornando-se assim melhores pessoas.

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