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PROPOSTA

PEDAGÓGICA

 

 

O sistema educativo transforma-se constantemente para acompanhar as novas gerações e a própria organização da sociedade. A escola assume um novo olhar sobre a construção do conhecimento com compromisso determinante na formação acadêmica do indivíduo. 

 

Diversos estudos e levantamentos nas últimas décadas demonstraram que um processo de aprendizado, de excelência, deve ser mais dinâmico. É uma construção, que acontece principalmente na interação com o outro.

 

Nesse contexto, o Pilar Instituto de Educação elaborou a sua proposta pedagógica levando em consideração as orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

Sala de aula
Esportes na Pilar
Xadrez
Aulas de balé

Em 1996, a Comissão Internacional do órgão elaborou um relatório sobre educação para o século XXI. No documento, estão definidos 4 pilares nos quais está fundamentado o processo educativo. São eles: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a aprender e aprender a conviver.

 

Além disso, a instituição guia-se pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Todas as nossas ações educativas são delineadas tendo em conta as 10 competências gerais da educação básica, do ensino infantil ao ensino fundamental: 

  • Conhecimento;

  • Pensamento científico, crítico e criativo;

  • Repertório cultural;

  • Comunicação; 

  • Cultura digital;

  • Trabalho e projeto de vida;

  • Argumentação;

  • Autoconhecimento e autocuidado;

  • Empatia e cooperação;

  • Responsabilidade e cidadania.

Essas habilidades devem ser desenvolvidas pelos estudantes à medida em que eles passam por todas as etapas educativas. São princípios primordiais para os cidadãos na atualidade e nas próximas décadas, segundo as considerações feitas no documento.

Proposta pedagógica para a educação infantil

As bases para a educação infantil estão pautadas nos mesmos fundamentos que orientam o trabalho da escola como um todo. Nesta fase, a atenção está voltada para a descoberta do eu, do outro e do mundo e, desde cedo, é possível potencializar valores importantes como a disciplina e a ética através das ações educativas.

 

O Pilar oferece às crianças a partir dos 10 meses de idade um espaço seguro para que possam desenvolver as suas habilidades psicossociais, cognitivas, físicas e emocionais. Todo esse processo ocorre em uma dinâmica educativa que segue as diretrizes da BNCC no que diz respeito aos direitos de aprendizagem e os campos de experiência para a educação infantil.

 

As atividades para esta fase levam em consideração, portanto, os seguintes preceitos:

 

  • O eu, o outro, nós;

  • Corpo, gestos e movimentos;

  • Traços, sons, cores e formas;

  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;

  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformação.

 

O Pilar é uma escola em Ipatinga com uma proposta pedagógica sociointeracionista, o que quer dizer que os conhecimentos que as crianças já possuem são valorizados e servem de base para a aquisição de novos. Essa validação é essencial para que os educandos se sintam encorajados e entusiasmados para aprender.

 

Com recurso ao universo lúdico, as crianças também iniciam o seu percurso na alfabetização. As letras e os números são apresentados com naturalidade e, aos poucos, a leitura e a escrita são introduzidas de forma rotineira e prazerosa.

Proposta pedagógica para o ensino fundamental

No ensino fundamental I (anos iniciais), um dos grandes focos da proposta pedagógica é que os estudantes continuem o processo de alfabetização e letramento que iniciaram ao longo da educação infantil. Além do mais, esta também é uma fase de grande desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.

 

Aqui  a abordagem já se refere a áreas do conhecimento. Através de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, os alunos descobrem mais sobre o mundo, as diferentes formas de estar nele e de se expressar.

 

Essa divisão preconizada pela Base Comum Curricular facilita bastante a associação entre áreas na abordagem de um conteúdo,  como a progressão do mesmo na etapa educativa seguinte, o ensino fundamental II.

 

Através das atividades propostas e dos projetos que o Pilar mantém, o objetivo é que sejam criadas situações lúdicas de aprendizagem. Mais uma vez, a perspectiva sociointeracionista proporciona o reconhecimento das experiências anteriores dos alunos, a validação das mesmas e as oportunidades de expansão do conhecimento que surgem a partir daí.

 

Nos anos finais, ou ensino fundamental II, o projeto pedagógico contempla a promoção da autonomia dos alunos, em uma preparação progressiva para a entrada no ensino médio. Nesse período, o trabalho concentra-se em consolidar os pilares da educação, que são abordados consistentemente desde o ensino infantil.

 

A intenção não é fechar um ciclo de aprendizado para iniciar outro apenas, mas sim deixar evidente a continuidade deste processo. Afinal, as competências abordadas continuam a ser as mesmas, assim como as áreas de conhecimento. Há um fio condutor que une todo o percurso na educação básica.

 

Neste período da jornada, o Pilar, uma escola particular que acredita no poder de uma independência bem construída pelos alunos, fomenta a organização, a disciplina e o foco, sem esquecer da criatividade, ética, relacionamento humano e conhecimento. 

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