
PROPOSTA
PEDAGÓGICA
O sistema educativo transforma-se constantemente para acompanhar as novas gerações e a própria organização da sociedade. A escola assume um novo olhar sobre a construção do conhecimento com compromisso determinante na formação acadêmica do indivíduo.
Diversos estudos e levantamentos nas últimas décadas demonstraram que um processo de aprendizado, de excelência, deve ser mais dinâmico. É uma construção, que acontece principalmente na interação com o outro.
Nesse contexto, o Pilar Instituto de Educação elaborou a sua proposta pedagógica levando em consideração as orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).



Em 1996, a Comissão Internacional do órgão elaborou um relatório sobre educação para o século XXI. No documento, estão definidos 4 pilares nos quais está fundamentado o processo educativo. São eles: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a aprender e aprender a conviver.
Além disso, a instituição guia-se pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Todas as nossas ações educativas são delineadas tendo em conta as 10 competências gerais da educação básica, do ensino infantil ao ensino fundamental:
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Conhecimento;
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Pensamento científico, crítico e criativo;
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Repertório cultural;
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Comunicação;
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Cultura digital;
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Trabalho e projeto de vida;
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Argumentação;
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Autoconhecimento e autocuidado;
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Empatia e cooperação;
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Responsabilidade e cidadania.
Essas habilidades devem ser desenvolvidas pelos estudantes à medida em que eles passam por todas as etapas educativas. São princípios primordiais para os cidadãos na atualidade e nas próximas décadas, segundo as considerações feitas no documento.
Proposta pedagógica para a Educação Infantil
As bases para a educação infantil estão pautadas nos mesmos fundamentos que orientam o trabalho da escola como um todo. Nesta fase, a atenção está voltada para a descoberta do eu, do outro e do mundo e, desde cedo, é possível potencializar valores importantes como a disciplina e a ética através das ações educativas.
O Pilar oferece às crianças a partir dos 10 meses de idade um espaço seguro para que possam desenvolver as suas habilidades psicossociais, cognitivas, físicas e emocionais. Todo esse processo ocorre em uma dinâmica educativa que segue as diretrizes da BNCC no que diz respeito aos direitos de aprendizagem e os campos de experiência para a educação infantil.
As atividades para esta fase levam em consideração, portanto, os seguintes preceitos:
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O eu, o outro, nós;
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Corpo, gestos e movimentos;
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Traços, sons, cores e formas;
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Escuta, fala, pensamento e imaginação;
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Espaços, tempos, quantidades, relações e transformação.
O Pilar é uma escola em Ipatinga com uma proposta pedagógica sociointeracionista, o que quer dizer que os conhecimentos que as crianças já possuem são valorizados e servem de base para a aquisição de novos. Essa validação é essencial para que os educandos se sintam encorajados e entusiasmados para aprender.
Com recurso ao universo lúdico, as crianças também iniciam o seu percurso na alfabetização. As letras e os números são apresentados com naturalidade e, aos poucos, a leitura e a escrita são introduzidas de forma rotineira e prazerosa.
Proposta pedagógica para o Ensino Fundamental
No ensino fundamental I (anos iniciais), um dos grandes focos da proposta pedagógica é que os estudantes continuem o processo de alfabetização e letramento que iniciaram ao longo da educação infantil. Além do mais, esta também é uma fase de grande desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.
Aqui a abordagem já se refere a áreas do conhecimento. Através de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, os alunos descobrem mais sobre o mundo, as diferentes formas de estar nele e de se expressar.
Essa divisão preconizada pela Base Comum Curricular facilita bastante a associação entre áreas na abordagem de um conteúdo, como a progressão do mesmo na etapa educativa seguinte, o ensino fundamental II.
Através das atividades propostas e dos projetos que o Pilar mantém, o objetivo é que sejam criadas situações lúdicas de aprendizagem. Mais uma vez, a perspectiva sociointeracionista proporciona o reconhecimento das experiências anteriores dos alunos, a validação das mesmas e as oportunidades de expansão do conhecimento que surgem a partir daí.
Nos anos finais, ou ensino fundamental II, o projeto pedagógico contempla a promoção da autonomia dos alunos, em uma preparação progressiva para a entrada no ensino médio. Nesse período, o trabalho concentra-se em consolidar os pilares da educação, que são abordados consistentemente desde o ensino infantil.
A intenção não é fechar um ciclo de aprendizado para iniciar outro apenas, mas sim deixar evidente a continuidade deste processo. Afinal, as competências abordadas continuam a ser as mesmas, assim como as áreas de conhecimento. Há um fio condutor que une todo o percurso na educação básica.
Neste período da jornada, o Pilar, uma escola particular que acredita no poder de uma independência bem construída pelos alunos, fomenta a organização, a disciplina e o foco, sem esquecer da criatividade, ética, relacionamento humano e conhecimento.