
Há quem acredite que o papel da escola se restringe apenas a uma contribuição para o desenvolvimento cognitivo. Mas a verdade é que, a função da educação básica vai muito além disso. Afinal, elas acompanham os estudantes em um período essencial do desenvolvimento, a fim de garantir de forma estruturada a sua formação
O Pilar Instituto de Educação nasceu justamente com o objetivo de ampliar a interação das crianças com o conhecimento e proporcionar um ambiente de aprendizagem, ao mesmo tempo, instigante e seguro. Um espaço onde o fio condutor seja o prazer em aprender.
Enquanto instituição, consideramos que a base para um futuro acadêmico e profissional de sucesso, com dedicação, empenho e resultados, está nos primeiros anos de escolaridade. E é exatamente por isso que temos como lema “Pilar - base para toda a vida”.
Um pouco da nossa história
Iniciamos as nossas atividades ainda na década de 90, mais precisamente em 1993. Naquela época, atendíamos crianças entre os 2 e 6 anos de idade e éramos a Escola Infantil particular em Ipatinga, chamada de “Trenzinho do Saber”.
Alguns anos mais tarde, em 1998, a demanda por escolas em Ipatinga cresceu e decidimos atender aos anseios da comunidade. Em um processo gradativo, passamos a contar também com ensino fundamental I (1ª a 4ª série). A nova dinâmica trouxe também uma nova nomenclatura: éramos agora o Centro Educacional Maurício de Sousa.
Ao longo desse tempo, muitos questionamentos surgiram sobre o significado dos nomes adotados pela escola, o que nos fez mudar. Precisávamos de uma denominação que refletisse os nossos valores, a nossa proposta, o nosso trabalho, ou seja, tudo aquilo em que acreditávamos.
Iniciamos um período de estudos para encontrar um nome que estivesse à altura e o encontramos em um contexto que não poderia ser mais adequado: o de aprendizado.
Durante uma excursão educativa a Ouro Preto com os alunos do 5º ano, estivemos na Igreja Nossa Senhora do Pilar. A visita nos levou à reflexão: pilar é a base, pilar são os princípios norteadores do nosso trabalho na educação, norteados pelos Pilares da educação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Missão
Promover ao educando aprendizagem significativa e desenvolvimento integral em ambiente acolhedor, a fim de prepará-lo para a vida.
Visão
Ser reconhecida como instituição de excelência e inovação na Educação Infantil e Ensino Fundamental no vale do aço, mantendo o elevado grau de satisfação dos nossos alunos, familiares e colaboradores.
Valores
-
Ética;
-
Comprometimento;
-
Respeito;
-
Cooperação;
-
Solidariedade;
-
Inovação;
-
Relacionamento humano;
-
Pertencimento;
-
Confiança.
No nosso entendimento, os princípios fundamentais a serem construídos junto aos alunos e para fundamentar todas as nossas ações educativas são: DISCIPLINA, CRIATIVIDADE, ÉTICA, RELACIONAMENTO HUMANO, CIDADANIA, CONHECIMENTO E AUTONOMIA.
Esses princípios devem ser observados na prática social das pessoas, no seu convívio, na família, no trabalho, na comunidade em geral, pois são o resultado final esperado para o processo de Educação Básica como um todo.
Educação Infantil
A base para toda a vida começa exatamente aqui: no primeiro contato com a escola, nos primeiros anos. Por isso, esta fase é tão importante para nós. Recebemos crianças a partir dos 10 meses (maternal I) e, desde esse momento, fomentamos a curiosidade e o aprendizado, sempre através de atividades lúdicas.
Seguindo os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apoiamos o desenvolvimento das habilidades cognitivas, físicas e psicossociais. A criança tem todo o suporte na construção da sua identidade e na percepção da vida em sociedade com recurso à exploração, rotinas e experiências.
Ensino Fundamental I
Depois da consolidação de alguns aprendizados ao longo da educação infantil, é chegado o momento de expandir horizontes e adquirir novas competências. Os anos iniciais do ensino fundamental são focados no desenvolvimento de habilidades de escrita e leitura, com a formação de leitores autônomos e produtores plenos de textos.
Essa é uma etapa ainda, entre outros objetivos, de estímulo à construção do raciocínio lógico matemático. São anos dedicados à progressão de múltiplas aprendizagens, ampliando o entendimento do mundo, a organização social e a assimilação de valores.
Para favorecer o trabalho, há uma articulação das experiências anteriores e a valorização de situações lúdicas da aprendizagem.
Além disso, os alunos são estimulados a participar de vários projetos como aulas para a aquisição de competências socioemocionais, laboratório de Robótica, campeonatos de Xadrez e de Redação.
Ensino Fundamental II
A etapa educativa que marca o final da infância e o início da adolescência é caracterizada por protagonismo e construção da independência. Os estudantes são estimulados a manter a sua autonomia por meio da apropriação, ampliação e sistematização dos conteúdos.
Essa é uma fase de consolidar os pilares da educação e o constante incentivo ao hábito do estudo, fazendo com que essa seja uma prática natural. Além disso, a escola reforça a importância da organização, disciplina e foco para a obtenção de melhores resultados e de um aprendizado mais consistente.
Para que possam ampliar as suas capacidades e até mesmo descobrir novos talentos, os alunos são encorajados a envolver-se em diversos eventos como a Olimpíada de Astronomia, de Robótica, o Concurso Canguru da Matemática, dentre outros.